A Nova Poesia

(O Despertar da Consciência Cósmica)

Visite Os Poemas

Uma segunda Renascença: - A Reconstrução.

               "Fernão Magalhães ousou circunavegar o globo. Apenas uma de suas caravelas regressou após navegar em volta da Terra, ao porto pátrio de Sevilha. Aquele foi o acontecimento mais importante da história da humanidade, até o vôo ao redor da Terra pelo primeiro astronauta(...)"

               "Existem notáveis correlações entre a Renascença e a nossa época (...)"

               "Estamos indo de encontro ao tempo de despertar e das maravilhas, no qual tudo é possível, no qual o espírito passa por uma profunda transformação e perscruta os grandes segredos da criação. É de se admirar que tal estado, de uma fantasia completamente livre e de uma consciência levada à máxima tensão, em certo sentido comparável ao estado pelo qual passou um artista da Renascença, não faça surgir uma poesia e uma música adequadas ao novo homem, um hino à grandeza da existência humana; que essa possante tempestade não encontre em palavras de nossa geração uma expressão harmônica. Mas ainda nos achamos no início do desenvolvimento. Nossa arte e nossa literatura ainda são de ontem, assim como a geração de Francisco I vivia no passado e já fora dilacerada pelo chamamento do futuro.

               Aguardemos e tenhamos esperança de que em nosso tempo de renascimento uma plêiade possa apresentar-se em cena."

                                                                  (Louis Pawels)

               "Já há muito muito devíamos nos deter dedicado a um exame mais detido das faculdades intelectuais e das relações entre o homem e o universo."

                                                                  (Oppenheimer)

Visite Os Poemas.